Curso de Pós-Graduação

  • CAMPUS: Fortaleza - CE

    APRESENTAÇÃO DO CURSO: Um olhar holístico das autoridades locais sobre a administração pública cada vez mais se faz indispensável em função da exigência social por uma melhor qualidade de vida nas cidades. Para tanto, o aperfeiçoamento das políticas e da gestão pública é a principal forma para que os seus responsáveis, diretos e/ou indiretos, tomem o correto conhecimento e utilização das melhores práticas gerenciais para potencializar o mais adequado e a melhor utilização dos recursos financeiros, humanos e materiais maximizando o benefício à sociedade.

    OBJETIVO: Capacitar os participantes na utilização de ferramentas modernas na gestão municipal, a partir de uma abordagem geral e sistêmica, trabalhando as áreas de conhecimento envolvidas na administração pública a fim de transformar a atuação do gestor e alcançar melhores níveis de eficácia e eficiência.

    A QUEM POSSA INTERESSAR: Profissionais graduados que possuam, de forma direta ou indireta, relação com a administração pública.

    METODOLOGIA: Aulas expositivas focada na resolução de problemas, discussões em grupo, simulações e realização de projetos e pesquisas na área, de forma a incentivar a prática profissional e o aperfeiçoamento acadêmico.

    CARGA HORÁRIA TOTAL: 432 h/aula

    PREVISÃO DE INÍCIO: setembro/2017

    DIAS DAS AULAS: quintas, sextas e sábados, em encontros quinzenais de acordo com o cronograma publicado.

    COORDENAÇÃO:

    Prof. Mario Pascarelli Filho (mpascarelli@faap.br)
    Mestre em Educação, Comunicação e Administração pela Universidade São Marcos;pós-graduado em Administração de Empresas pela FAAP;graduado em Engenharia Mecânica pela FEI.

    Profa. Ana Cristina Barros (contato@iasonline.com.br)
    Administradora; mestre em Administração pela Universidade Federal da Paraíba; professora efetiva da Universidade Federal do Ceará;Diretora Regional Nordeste da Associação Brasileira de Recursos Humanos.

  • MÓDULO 1: TENDÊNCIAS, ESTADO E SOCIEDADE

    - Conhecimentos e Tendências na Administração Pública
    Objetivo: Debater com os alunos as mais atuais tendências na administração pública, as formas de relacionamento estado-sociedade e o mundo do trabalho. Desenvolver nos participantes o conhecimento da organização de forma a lhes propiciar um maior engajamento na estrutura organizacional, para assim, alcançarem um melhor resultado frente às suas ações.

    - Ações Voltadas para a Cidadania
    Objetivo: Desenvolver nos participantes a prática da reflexão sobre conceitos e valores, fazendo-os compreender a função e a importância da ética e cidadania, investigando a ética nas questões que envolvem cultura, identidade e que permeiam as relações sociais e políticas no mundo contemporâneo.

    - Relações com a Sociedade
    Objetivo: Proporcionar o conhecimento dos novos conceitos sobre a gênese e o desenvolvimento do federalismo em economias maduras, as especificidades do federalismo brasileiro, e a descentralização.

    MÓDULO 2: FINANÇAS PÚBLICAS E CONTROLE INTERNO

    - Responsabilidade na Gestão Fiscal
    Objetivo: Apresentar conceitos e aplicações da Lei de Responsabilidade Fiscal, a relevância da Lei como forma de planejamento, além dos roteiros práticos com vista à compreensão e aplicação da norma e os novos processos contábeis na administração pública.

    - Arrecadação e Avaliação de Investimentos
    Objetivo: Demonstrar as formas ortodoxas de arrecadação e as principais transferências setoriais. Análise da viabilidade econômica e financeira de projetos.

    - Orçamento e Controle Interno
    Objetivo: Analisar a importância histórica do orçamento público, apresentar a definição e classificação de receitas e despesas e as bases para avaliação do orçamento. Apresentar instrumentos e ferramentas para a mitigação dos riscos na administração pública, bem como o combate à corrupção.

    MÓDULO 3: DIREITO PÚBLICO

    - Fundamentos do Direito Público
    Objetivo: Discutir os princípios básicos da administração sob a luz do Direito Público, bem como o conceito de parcerias na administração pública.

    - Direito Público Estratégico
    Objetivo: Apresentar o regime tributário vigente, como também os conceitos de Direito Ambiental e Direito Eleitoral.

    - Gestão Jurídica Urbana e de Contratos
    Objetivo: Discutir o parcelamento, o uso e a ocupação do solo e discorrer sobre o que são e como elaborar contratos de gestão.

    MÓDULO 4: GESTÃO ESTRATÉGICA NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

    - Conhecimentos Fundamentais de Gestão de Pessoas na Administração Pública
    Objetivo: Apresentar os principais conceitos voltados ao desenvolvimento gerencial para melhorar a condução de equipes. Compreender a importância e desafios da gestão de pessoas na administração pública e na qualidade do serviço prestado.

    - Gestão Estratégica de Pessoas na Administração Pública
    Objetivo: Demonstrar como investimentos em RH geram resultados para a organização, fazendo uso das relações causa-efeito que conectam de forma explícita investimentos em RH, além de abordar temas como a melhoria dos processos de geração de valor para o cliente e resultados para a organização pública.

    - Processos de Melhoria dos Servidores e dos Serviços Públicos
    Objetivo: Oportunizar um espaço desafiador para que o aluno conheça e exercite os aspectos fundamentais relacionados aos processos e propriedades da gestão de conflitos e das técnicas de negociação, enfatizando o papel estratégico do gestor para as organizações contemporâneas.

    MÓDULO 5: PLANEJAMENTO MUNICIPAL

    - Aspectos Fundamentais para o Planejamento Municipal
    Objetivo: Discutir as principais etapas e fatores críticos de sucesso no desenvolvimento de um planejamento estratégico de marketing público e abordar as políticas públicas visando desenvolvimento econômico de cidades.

    - Estratégias de Planejamento Municipal
    Objetivo: Discorrer sobre o processo de urbanização no Brasil, a função social da cidade e o estatuto social da cidade, como instrumentos para regularização fundiária e gestão democrática da cidade. Apresenta também estudo de casos de aplicação do estatuto da cidade.

    - Aspectos Gerenciais de Planejamento Municipal Avançado
    Objetivo: Discutir os princípios e formas de sustentabilidade na gestão de cidades. Disponibilizar ao corpo discente as melhores ferramentas de planejamento estratégico municipal e de gestão econômica de empreendimentos públicos e privados de infraestrutura de transportes.

    MÓDULO 6: Políticas Públicas

    - Visão Holística de Políticas Públicas
    Objetivo: Apresenta os conceitos fundamentos de Políticas Públicas, abordando questões como a descentralização e a intersetorialidade.

    - Seminários Avançados de Políticas Públicas
    Objetivo: Discutir temas contemporâneos envolvendo as áreas da cultura, desenvolvimento e assistência social, educação, habilitação, segurança pública, saúde, trânsito e transporte, turismo e esporte.

    - Metodologia Científica
    Objetivo: Fornecer subsídios para o desenvolvimento de conhecimentos básicos necessários para a produção científica do conhecimento, resultando na elaboração do projeto de pesquisa e da monografia para fins de conclusão de curso.

    • - Anna Maria Quadros Brant de Carvalho
    • - Celso Toshito Matsuda
    • - Erik Macedo Marques
    • - Danielle Mendes Thame Denny
    • - José Roberto Rodrigues de Oliveira
    • - Josilene Ticianelli Vannuzini Ferrer
    • - Luiz Antonio da Silva
    • - Mario Augusto Porto
    • - Mario Pascarelli Filho
    • - Mônica Therezinha Bartié Rossi
    • - Odilon Guedes Pinto Junior
    • - Reinaldo Moreira Bruno
    • - Ricardo Figueiredo do Nascimento
    • - Valeria Bellini Lasca
    • - Vera Lucia Bonato
    • - Washington Luis Campos Cunha
  • O processo seletivo é constituído das seguintes etapas:

    Inscrição on-line no site (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivos de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;

    • - Análise dos dados do candidato (dados gerais, currículo acadêmico profissional, carta de intenção do candidato e cópia do diploma de graduação ou declaração de colação de grau). A carta de intenção é um texto mínimo de 20 linhas descrevendo os motivios de ter escolhido a FAAP e o curso, bem como o interesse nos temas relacionados ao curso;
    • - Recebimento do resultado do processo seletivo por e-mail;
    • - Em caso de aprovação, matricula e pagamento;
    • - Entrega dos documentos - cópias autenticadas;
    • - A coordenação do curso, se necessário, poderá realizar entrevistas individuais com alguns ou todos os candidatos.

    As vagas são limitadas e serão preenchidas por ordem de efetivação da matrícula.

    A FAAP reserva-se o direito de alterar datas, horários, ou cancelar o curso.

Observação: É facultativo à FAAP o cancelamento ou o adiamento (por até 30 dias) do curso, desde que informe no prazo de até oito dias antes da data prevista para seu início. Em caso de cancelamento, será restituído ao candidato o valor pago, no prazo de doze dias úteis a contar da data em que foi informado, por escrito, os dados de conta corrente bancária para restituição. Nos cursos ministrados em mais de um módulo, é facultada também a alteração dos dias e horários de aulas do(s) módulo(s) subsequente(s), caso seja necessária a reorganização de turmas.